Apostas para o Oscar 2022: Quais são os favoritos?

A temporada de premiações do cinema já começou e, com ela, a corrida pelo Oscar 2022. Este ano, a maior premiação do cinema mundial acontece no dia 27 de março e, como sempre, há muita especulação sobre quais serão os filmes e artistas favoritos para levar a cobiçada estatueta dourada para casa.

Neste artigo, vamos fazer uma previsão sobre os favoritos para as principais categorias do Oscar 2022. Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas elege os vencedores.

Como funcionam as votações para o Oscar?

A eleição dos vencedores do Oscar é uma das mais complexas e rigorosas do mundo das premiações. A votação é realizada por membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que é composta por mais de nove mil integrantes das mais diversas áreas da indústria cinematográfica.

Os membros da Academia votam em diversas categorias, como Melhor Filme, Diretor, Ator e Atriz Principal, Ator e Atriz Coadjuvante, além de outras categorias técnicas, como Fotografia, Roteiro Original e Adaptado.

Cada categoria tem um sistema próprio de votação, que pode variar de ano para ano. Por exemplo, na categoria de Melhor Filme, as indicações são selecionadas pelo voto direto dos membros da Academia antes da cerimônia. Já na categoria de Roteiro Original, os indicados são escolhidos por um comitê específico que avalia os roteiros enviados pelos estúdios.

Depois das indicações, os membros da Academia escolhem os vencedores por meio de voto preferencial. Ou seja, cada membro marca o seu filme ou artista favorito em ordem de preferência até que um deles alcance mais de 50% dos votos.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre as votações do Oscar, vamos aos favoritos para o Oscar 2022.

Melhor Filme

A categoria de Melhor Filme é considerada a mais importante do Oscar e, muitas vezes, é um termômetro para as demais categorias. Este ano, a disputa está acirrada, mas alguns filmes já despontam como favoritos.

O musical West Side Story, de Steven Spielberg, baseado na clássica peça de teatro, é um dos favoritos. Outro destaque é The Power of the Dog, do cineasta neozelandês Jane Campion, que levou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

Além desses, outros filmes que podem surpreender são Duna, de Denis Villeneuve, a nova adaptação do livro de Frank Herbert; King Richard, que conta a história do pai das tenistas Serena e Venus Williams; e Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson, que se passa na década de 1970 em Los Angeles.

Diretor

Na categoria de Diretor, os favoritos são Denis Villeneuve, por Duna; Jane Campion, por The Power of the Dog; e Steven Spielberg, por West Side Story.

Ator

Na disputa pelo Oscar de Melhor Ator, a performance de Will Smith em King Richard é considerada uma das melhores do ano. Outros nomes que podem surpreender são Benedict Cumberbatch, por The Power of the Dog; Peter Dinklage, por Cyrano; e Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom!.

Atriz

Entre as atrizes, a disputa está forte. Olivia Colman, por The Lost Daughter, e Kristen Stewart, por Spencer, já são consideradas favoritas. Outras performances que podem surpreender são as de Lady Gaga, por House of Gucci; Jennifer Hudson, por Respect; e Jéssica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye.

Curiosidades sobre o Oscar 2022

- A cerimônia do Oscar 2022 será realizada no tradicional Dolby Theatre, em Hollywood, mas também terá transmissão ao vivo de outras cidades dos Estados Unidos, como Nova York.

- Desde 1948, a estatueta do Oscar é fabricada pela empresa R.S. Owens & Company, de Chicago. Cada estatueta tem cerca de 34 centímetros de altura e pesa cerca de três quilos e meio.

- A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao Oscar, com 21 no total.

Conclusão

O Oscar 2022 promete ser uma das edições mais disputadas e aguardadas dos últimos anos. Com uma variedade de filmes de alta qualidade, a premiação deve ser uma celebração do cinema mundial. É impossível prever com certeza quem serão os vencedores, mas os filmes e artistas citados neste artigo certamente estão entre os favoritos. Em março, saberemos quem vai levar a estatueta dourada para casa.